segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oração pré-prova de Química
Pai Nox que estais nos sais
Balanceada seja a vossa nomenclatura
Venha a nox o vosso rênio
Periódica seja a vossa vontade
Assim no ferro como no sal.

O pão nox de cada dia nos boroso
Oxidai nossa valência
Assim como oxidamos a quem nos tem Anidrido
Não nos deixeis cair em oxi-redução
E livrai-nos do sal.

Ametal.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1163252-7823-SAIBA+O+QUE+FAZER+NO+POSPROVA+DE+VESTIBULAR,00.html

terça-feira, 24 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Efeito estufa no Brasil

As mudanças no clima podem afetar em muito o Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), cerca de 42 milhões de pessoas que moram na zona costeira do país podem sofrer com a elevação do Oceano Atlântico.
O estudo Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade Brasileira, analisou o perfil evolutivo do clima brasileiro e formulou alguns possíveis cenários do clima nos próximos 100 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), responsáveis por parte da pesquisa, o mar pode chegar a meio metro no decorrer no século XXI.
O trabalho aponta a cidade do Rio de Janeiro como uma das mais vulneráveis do país. A Ilha de Marajó também seria bastante prejudicada. Os especialistas afirmam que a região poderá perder 36% do seu território se houver essa grande mudança no nível do mar.
A pesquisa revela ainda que a temperatura média do país poderá subir 4ºC. Na Amazônia, a situação também é complicada. O calor pode atingir 8ºC, no mínimo. Para o coordenador do estudo, José Marengo, essa mudança pode provocar a extinção de várias espécies e plantas. Além disso, a escassez de chuva deve aumentar e o Nordeste, de semi-árido, passará a ser árido.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou que o Brasil deve agir diante dessas informações. Para Marina, o país deve aperfeiçoar as políticas de diminuição do desmatamento e da emissão de gases.
A ministra também falou sobre a visita do presidente americano, George W. Bush, que virá ao Brasil para discutir com Lula a respeito do etanol. “Ainda não falei com o presidente Lula sobre o que ele vai conversar com o presidente Bush, mas a humanidade inteira cobra de Bush que ele tenha mais compromisso em relação à diminuição dos gases do efeito estufa”, completou.